Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Chaves de Sabedoria - Parte 1

“Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento” (Prv. 3:13 ARA)


Sabedoria é a nossa única necessidade. O único problema que nós temos é a falta de conhecimento e de sabedoria. Não existe algo com problema financeiro, mas sim sabedoria em finanças. Não existe algo como problemas no casamento, mas falta de sabedoria no casamento.
A ignorância tem causado mais problemas que todas as outras coisas. Na verdade, o alvo do diabo é manter as pessoas na ignorância. Todos os nossos problemas existem por desconhecermos ou desprezarmos o conhecimento de Deus - a sabedoria. Em Oséias 4:6 diz: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento...” (NVI)
A diferença entre as pessoas é a informação. A diferença entre o presente e o futuro é a informação. A diferença entre riqueza e pobreza é informação. A diferença entre um ministério frutífero e um estéril é a informação. O conhecimento e a sabedoria são o diferencial entre alcançar o sucesso ou se afundar num amargo fracasso.
A seguir, quero colocar alguns princípios de sabedoria que podem transformar a sua vida e o seu ministério. Eles fluem tal como a erupção de um vulcão cheio do fogo de Deus. Mas, sem uma direção definida, ele explode palavras incandescentes em todas as direções. Espero produzir um santo terremoto na sua vida.

1. Nunca reclame daquilo que você permite.
Eu não sei quem causa maior prejuízo: Se aquele que produz o problema ou aquele que o permite. Muitas esposas permitem que os maridos as desrespeitem. Pais permitem aos filhos serem desobedientes e insolentes. Pastores permitem líderes descomprometidos, igrejas indiferentes e apáticas.
A maioria das coisas que acontece na sua vida é por sua permissão. Portanto, não reclame do que você permite. Simplesmente decida não permitir mais tais situações.

2. O problema que mais o enfurece é aquele que Deus o designou para resolver.
Antes de tudo, não confunda indignação com raiva contra pessoas. Indignação é uma atitude de não permitir que algo ruim continue acontecendo.
Em Atos 16:16 temos exemplo de Paulo e a garota adivinha. Todos os dias, ela saía para adivinhar. Paulo poderia ter agido imediatamente, mas ele esperou muitos dias até que a sua indignação aumentasse a ponto de liberar poder. Há poder quando oramos com indignação.
A sua indignação sinaliza muitas coisas. A nossa indignação é um sinal do tipo de unção que possuímos. Observe que tipo de problema ou opressão maligna o deixa mais enfurecido. Essa santa indignação é um sinal de que a sua unção flui nesta direção.
O que não faltam são motivos para se ficar indignado, mas somente homens de Deus possuem a nobreza de se indignarem e agirem contra tais situações.

3. Aqueles que despertam a sua compaixão são aqueles para os quais você foi enviado.
Paixão significa desejo enquanto compaixão significa uma paixão pela cura de todos os problemas. Sem cultivar a compaixão, nunca teremos um ministério realmente ungido.
Antes de chamar Moisés, Deus permitiu que ele sentisse compaixão pelo seu povo escravizado. Moisés interpretou aquela compaixão como sendo um chamado de Deus para que ele agisse. Ele pode ter se precipitado na ação, mas a sua interpretação estava absolutamente correta. Ele sentiu compaixão de seu povo escravizado, e isso foi um sinal de que ele fora enviado para ajudar o seu povo.
Veja a compaixão como um sinal do chamado de Deus para aquelas que precisam de você.

4. Sua recompensa em vida é determinada pelos problemas que você resolve para os outros.
Tudo o que existe foi criado para resolver algum problema. A cadeira foi criada por causa de um problema. O carro foi criado por causa de um problema. O microfone foi criado por causa de um problema. O mesmo se aplica a cada homem.
Sendo assim, seguindo o mesmo princípio, o pastor foi chamado por causa de um problema. O nosso ministério consiste em resolver os problemas das pessoas e os de Deus. O problema das pessoas é a salvação, a cura, a libertação e o ensino. O problema de Deus é ter o seu povo e a sua igreja edificada na Terra, fazendo com que o diabo seja subjugado debaixo dos nossos pés.

5. O que você está disposto a perder determina o limite daquilo que Deus dará a você.
Moisés estava disposto a abandonar a corte de Faraó, por isso Deus fez dele o libertador e líder de seu povo. Elias levou Eliseu a abandonar sua junta de bois para receber a porção dobrada.
Não há ministério sem sacrifícios. O que estou disposto a abandonar é o meu sacrifício. Se não estamos dispostos a ter perdas, não devemos entrar para o ministério. O ministério é lugar de perdas. Sem perdas não há ganhos. O quão baixo nos humilharmos, determinará a altura que Deus nos exaltará.

6. O segredo do seu futuro está oculto em sua rotina diária
O alvo da disciplina é formar hábitos. Aquilo que é feito por hábito torna-se mais fácil.
Você não pode mudar o seu ministério até ter mudado os seus hábitos. Por outro lado, você não pode mudar os seus hábitos até ter mudado os seus sonhos. Os sonhos determinam os nossos hábitos.
Nossas paixões formam os nossos hábitos. A paixão e o sonho funcionam como um combustível que nos permite vencer a monotonia da repetição. Vencedores fazem diariamente o que derrotados fazem ocasionalmente.

7. O que você vê determina o que você deseja.
A única maneira de desenvolvermos desejos corretos é olhando para as coisas certas.
Aprenda a contar estrelas como fez Abraão.

8. Você nunca terá aquilo que não deseja.
O primeiro princípio da oração respondida não é fé, mas o desejo ardente. Aqueles que possuem uma chama queimando dentro do coração estão aptos a receber de Deus.
As promessas de Deus são reservadas para aqueles que buscam. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”, diz Jeremias 29:13. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á”, disse Jesus em Mateus 7:7-8.


9. Você nunca terá o que não busca.
A prova do desejo é a busca. Qualquer coisa destruída pode ser restaurada. Qualquer porta fechada pode ser aberta. Qualquer coisa perdida pode ser achada, mas antes é necessário haver uma busca.
A busca nos qualifica a receber a bênção. A necessidade não nos qualifica, mas a busca sim. A necessidade não toca a Deus, a busca intensa é que move o Seu braço.
Lembre-se de que a mulher hemorrágica teve de buscar a cura enfrentando a multidão e o cego teve de clamar em voz alta. Da mesma forma, você terá de buscar o ministério que você deseja em Deus.

10. Você somente terá sucesso com aquilo que é uma obsessão em sua vida.
Obsessão é simplesmente um sonho do coração, um desejo profundo que se torna conhecido de todos, e é perseguido com todas as forças do ser.
Quando o desejo se torna tão profundo conquistando todo o nosso ser, ele se torna uma obsessão.

Conclusão
O que significa, para você, SSABEDORIA? Muitas pessoas necessitam muitas coisas, mas a única necessidades que temos é de sabedoria.
Como você tem se posicionado em relação aos problemas, as pessoas, ou aquilo que você deseja?

Mensagem pregada pelo PR. Alain Davidson na Celebração do dia 14/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário